24 de janeiro de 2009

Gata Borralheira

"Há muito tempo, numa cidade longínqua (...) uma menina muito boa e bonita passava o dia a cuidar da casa! Lavava a loiça, passava a roupa e para fazer o tempo passar mais depressa cantarolava a sua vidinha monótona e sem graça para os pardais empoleirados no parapeito da janela ou para o gato velho e cansado que passeava magestosamente nos degraus da soleira da porta (...)".

Este é um trecho refeito de um dos contos de fada mais bonitos de toda a história e que fez parte dos meus tempos de menina e com certeza de muitos de vocês. Uma bonita história que conta a má sorte de uma jovem rapariga nas garras de pessoas impiedosas e sem escrúpulos e a quem tentaram fazer infeliz. Mas um dia... num passo de magia e dança, a bela menina o seu príncipe encontrou e... casou!
Estamos a falar da Cinderela, a Gata Borralheira, claro está!

Foram histórias como estas, com o típico desfecho "... e foram felizes para sempre" que me fizeram acreditar, a mim e a tantas outras crianças, todas tão inocentes, que a magia existia nas pessoas crescidas e que era tudo assim... fácil. Hoje sou crescida e nunca vi príncipes à minha volta nem fadas madrinha com pós de pirilimpimpim... mas a parte má das histórias, aquela em que as pessoas fazem mal umas às outras... em que usam a mentira e a ganância... essa parte eu já vi vezes sem conta.

Neste momento sinto-me a Gata Borraleira... não que tenha encontrado o meu príncipe, não que tenha sido beijada, não que tenha usado uma coroa de flores... hoje sinto-me a Gata Borralheira porque me preocupa a roupa ficar estendida no estendal durante a noite ou se há lenha que chegue no cesto para manter a lareira acesa durante o serão! Oh vida...

Sem comentários: